Descrição: Versão 3D – AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design (projeto com ajuda de computador) – criado e comercializado pela Autodesk. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software disponibiliza vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica e em vários outros ramos da indústria.
Carga Horária prevista: 18 horas
Cronograma:
- Aula 1 – Configuração da Área de Trabalho (Workspace)
- Aula 2 – Criação e manipulações dos Sistemas de Coordenadas (UCS e WCS)
- Aula 3 – Criação de primitivas geométricas sólidas (Box, Cylinder, Cone, Sphere, etc)
- Aula 4 – Comandos para criação de entidades sólidas (3D) a partir de entidades 2D (Extrude, revolve, Sweep, Loft, etc)
- Aula 5 – Operações boleanas (Union, subtract e Intersecction)
- Aula 6 – Comandos de visualização (2DWireframe, Realistic, Shaded, etc)
- Aula 7 – Comandos para modificação de modelos sólidos (Move, Rotate, Align, Mirror, etc)
- Aula 8 – Comandos para edição de modelos sólidos (Concord, Chanfro, Expessura, Extarestas)
- Aula 9 – Comandos para edição de modelos sólidos (Fatiar, Empurrarpuxar, Deslocararesta)
- Aula 10 – Criação de vistas e GIZMO
- Aula 11 – Aplicação de texturas e luzes (Texture e Light)
- Aula 12 – Criação de imagens renderizadas
Descrição: Versão 2D – AutoCAD é um software do tipo CAD – computer aided design (projeto com ajuda de computador) – criado e comercializado pela Autodesk. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software disponibiliza vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica e em vários outros ramos da indústria.
Carga Horária prevista: 30 horas
Cronograma:
- Aula 1 – Introdução ao AutoCAD-2015
- Aula 2 – Configurando o seu AutoCAD-2015
- Aula 3 – Entendendo o Plano Cartesiano
- Aula 4 – Projetando a partir do Plano Cartesiano
- Aula 5 – Projetando a partir de Coordenadas Relativas
- Aula 6 – Entendendo as Coordenadas Polares
- Aula 7 – Trabalhando com a ferramenta: Retângulo e suas propriedades
- Aula 8 – Trabalhando com as ferramentas: Arco, Elipse e Polígono e suas propriedades
- Aula 9 – Configurando as Units e as OSNAP’s
- Aula 10 – Trabalhando com a ferramenta: Escalar e suas propriedades
- Aula 11 – Trabalhando com as ferramentas: Donut e Pontos e suas propriedades
- Aula 12 – Trabalhando com as ferramentas: Copiar e Apagar e suas propriedades
- Aula 13 – Trabalhando com a ferramenta: Mover e suas propriedades
- Aula 14 – Trabalhando com as ferramentas: Girar e Offset e suas propriedades
- Aula 15 – Trabalhando com a ferramenta: Matriz e suas propriedades
- Aula 16 – Trabalhando com as ferramentas: Matriz Caminho, Aparar e Unir e suas propriedades
- Aula 17 – Revisão de Conteúdo: Ferramenta Aparar e Unir
- Aula 18 – Trabalhando com a ferramenta: Esticar e suas propriedades
- Aula 19 – Trabalhando com as ferramentas: Chanfro, Fillet e Offset e suas propriedades
- Aula 20 – Configuração e aplicação do recurso: Camada e suas propriedades
- Aula 21 – Revisão do recurso de Camadas e inserção de Cotas em seus projetos
- Aula 22 – Trabalhando com a ferramenta: Achura e suas propriedades
Descrição: O curso de After Effects da Gillis ensinará ao aluno todos os conceitos básicos de um dos programas de editoração Audiovisual mais utilizados no mundo, trabalhando edição de Texto, Track Motion, Chroma Key e muito mais.
Carga Horária prevista: 20 horas
Cronograma:
- Aula 1 – Introdução ao After Effects
- Aula 2 – Workspace
- Aula 3 – Composições
- Aula 4 – Introdução a Edição Audiovisual – Parte I
- Aula 5 – Introdução a Edição Audiovisual – Parte II
- Aula 6 – Edição de Velocidade
- Aula 7 – Ferramentas de Texto
- Aula 8 – Trabalhando com Textos
- Aula 9 – Objetos em Camadas e Efeitos
- Aula 10 – Ferramenta Wiggle – Parte I
- Aula 11 – Ferramenta Wiggle – Parte II
- Aula 12 – Trabalhando com Chroma Key
- Aula 13 – Tratamento de Cor em Vídeos
- Aula 14 – Utilizando o Track Motion
Descrição: O 3D Studio Max é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações, sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Carga Horária prevista: 48 horas
Cronograma:
- Aula 1 – Apresentação
- Aula 2 – Modelagem: Spline
- Aula 3 – Comando Line
- Aula 4 – Segment e Text
- Aula 5 – Objetos 3D Primitivos
- Aula 6 – Modelagem Mesh
- Aula 7 – Arestas, Faces e polígonos
- Aula 8 – Modificadores – I
- Aula 9 – Modificadores – II
- Aula 10 – Modificadores – III
- Aula 11 – Compound Objects
- Aula 12 – Connect e Scatter
- Aula 13 – Modelagem Patch
- Aula 14 – Material Editor
- Aula 15 – Canais
- Aula 16 – Mapeamento
- Aula 17 – Materiais
- Aula 18 – Truques e Dicas
- Aula 19 – Iluminação
- Aula 20 – Sombra
- Aula 21 – Câmeras
- Aula 22 – Animação – I
- Aula 23 – Animação – I
- Aula 24 – Trackview
- Aula 25 – Animação – III
- Aula 26 – Animação – VI
- Aula 27 – Animação – V
- Aula 28 – Truques e Dicas de Animação
- Aula 29 – Efeitos Especiais – I
- Aula 30 – Efeitos Especiais – II
- Aula 31 – Efeitos Especiais – III
- Aula 32 – Renderização e Novidades do Studio Max 2009
Descrição: O Sony Vegas é a opção de muitas empresas especializadas em vídeo mundo afora. Apesar de ser orientado a profissionais do ramo, o Sony Vegas também é excelente para quem quer dar um tratamento especial à produções mais simples. O programa faz capturas de alta qualidade e apresenta mais de 300 efeitos e transições. Além de editar, você também se beneficia das diversas funções do Sony Vegas.
Carga Horária prevista: 32 horas
Cronograma:
- Aula 1 – Apresentação
- Aula 2 – Novidades da Versão
- Aula 3 – Importação de Arquivos e formatos suportados
- Aula 4 – Tracks e Timeline
- Aula 5 – Configurações de Audio Track
- Aula 6 – Adição de Textos
- Aula 7 – Propriedades de Texto
- Aula 8 – Backgrounds
- Aula 9 – Edição e Efeitos em Backgrounds
- Aula 10 – Créditos
- Aula 11 – Integração de Aplicativos
- Aula 12 – Edição de Volume
- Aula 13 – Efeitos em áudios e Vídeos
- Aula 14 – Transições
- Aula 15 – Fade
- Aula 16 – Ajustes de Cores
- Aula 17 – Gerenciamento de Arquivos
- Aula 18 – Track Motion
- Aula 19 – Efeitos 3D em Vídeos
- Aula 20 – Slideshow
- Aula 21 – Efeitos
- Aula 22 – Máscaras e Recortes
- Aula 23 – Fullscreen e Widscreen
- Aula 24 – Gravação
- Aula 25 – Renderização
- Aula 26 – Edição de Velocidade
- Aula 27 – Efeitos 3D em Fotos
- Aula 28 – Efeitos em Textos
- Aula 29 – Quadro sobre Quadro
- Aula 30 – Máscara em Texto – I
- Aula 31 – Máscara em Texto – II
- Aula 32 – Máscara em Texto – III